domingo, 10 de outubro de 2010

Conceitos e Fundamentos

                  Alguns conceitos já estudados, aqui.


  • População: conjunto de elementos, número de pessoas de uma cidade. 
  • Amostra: parte representativa de uma população. 
  • Variável: depende da abordagem da pesquisa, da pergunta que será feita. Exemplo: Qual sua marca de carro favorita? Ford, Volks, Fiat, Peugeot, Nissan são alguns exemplos de resposta. 
  • Frequência absoluta: valor exato, número de vezes que o valor da variável é citado. 
  • Frequência relativa: valor representado através de porcentagem, divisão entre a frequência absoluta de cada variável e o somatório das frequências absolutas. 
Medidas de tendência central




  • Média aritmética: medida de tendência central. Somatório dos valores dos elementos, dividido pelo número de elementos. 
  • Média aritmética ponderada: Somatório dos valores dos elementos multiplicado pelos seus respectivos pesos, dividido pela soma dos pesos atribuídos. 
  • Moda: valor de maior frequência em uma série de dados, o que mais se repete. 
  • Mediana: medida central em uma determinada sequência de dados numéricos. 
Medidas de dispersão

  • Amplitude: subtração entre o maior valor e o menor valor dos elementos do conjunto. 
  • Variância: dispersão dos dados variáveis em relação à média. 
  • Desvio Padrão: raiz quadrada da variância. Indica a distância média entre a variável e a média aritmética da amostra. 

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